Segundo o dicionário Priberam, empreendedorismo é a “atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração.”
Portanto, já sabemos que o empreendedorismo traz algumas características como a proatividade e a inovação. Para compreendermos ainda melhor, é válido analisarmos também a definição de empreender.
O verbo “empreender” tem uma série de significados possíveis, porém entre eles estão “intentar; levar a efeito; dar princípio (a uma empresa)”. Ou seja, empreender está ligado a iniciar algo novo e colocar ideias em prática — seja em uma instituição profissional ou fora dela.
No que se refere a trabalho, empreender quer dizer criar e executar algo novo em um mercado — seja uma nova empresa, serviço, produto, marca, projeto etc. —, ou ainda adotar uma nova maneira fazer algo já existente.
Tipos de empreendedorismo
Se destaque dentro das organizações
A partir da definição anterior, você pôde perceber que empreender não significa necessariamente abrir uma nova empresa. Atualmente, é possível ser um empreendedor de diversas maneiras, conforme mostramos a seguir.
Empreendedorismo nas empresas
Dentro das empresas, o ato de inovar e criar novos projetos é chamado de intraempreendedorismo, empreendedorismo corporativo ou empreendedorismo interno.
Esse tipo de iniciativa busca diversificar os negócios de uma empresa, introduzindo produtos inéditos ou novos métodos de trabalho que tragam mais faturamento e lucro. O interessante é que qualquer pessoa que trabalhe na organização pode exercer a função de intraempreendedor: basta identificar problemas e descobrir soluções que beneficiem o negócio.
Empreendedorismo social
O empreendedorismo social ocorre quando a ideia tem como objetivo principal trazer melhorias para a sociedade. Algumas das áreas em que esse tipo de iniciativa pode aparecer são a educação, a saúde e o meio ambiente.
Entretanto, preste atenção: ao contrário de uma Organização Não Governamental (ONG), o empreendedorismo social visa o lucro. O que delimita a sua atuação é que a inovação deve vir acompanhada pela aplicação do conceito de responsabilidade social.
Um exemplo de empreendedorismo social seria uma marca que treina artesãos de uma comunidade e ajuda a comercializar os produtos fabricados por eles. Nesse caso, os artesãos e a comunidade saem ganhando ao mesmo tempo em que o projeto gera lucro.
Empreendedorismo digital
O empreendedorismo digital usa a internet como plataforma de negócios, seja para vender produtos ou para ofertar serviços. Fazem parte dessa categoria os e-commerces, blogs, canais do YouTube, cursos online, aplicativos e assim por diante.
Essa ideia pode ser utilizada, inclusive, por uma empresa já existente para expandir sua atuação. Imagine uma marca que só venda seus produtos em uma determinada região, nesse caso, a organização pode criar uma plataforma de e-commerce para passar a distribuir suas mercadorias para todo o Brasil por meio da internet.
Empreendedorismo em série
O empreendedorismo em série nada mais é do que a capacidade de lançar diversas ideias de negócio, colocando-as em prática no mercado de forma bem-sucedida.
Normalmente, o empreendedor serial (serial entrepreneur, em inglês) é alguém que já obteve sucesso no empreendedorismo e agora está constantemente procurando novas oportunidades para investir. Em vez de fazer o trabalho diário de gestão, esse profissional foca em iniciar um projeto, dar corpo a ele e depois passar a administração para as mãos de outra pessoa.
Cuidado com o empreendedorismo de palco
Nos últimos anos, o termo “empreendedorismo de palco” vem sendo usado para descrever um movimento de pessoas que promovem o empreendedorismo como estilo de vida, normalmente, associando-o a cursos e seminários sobre como empreender.
Muitas vezes, esses profissionais focam mais na parte motivacional do empreendedorismo do que nas ações, podendo fazer com que os alunos consumam muitos conteúdos, porém não cheguem a colocar seus projetos em prática. Isso não significa que você não possa aproveitar nenhuma dica, mas vale ficar atento.
Quais são os tipos de empreendedores?
Perfis Empreendedores
Assim como existem diferentes tipos de empreendedorismo, também há empreendedores com perfis variados. Conheça agora os principais deles.
Malabarista
O malabarista é o empreendedor que “se vira como pode”. Está sempre equilibrando os diversos projetos em andamento, resolvendo pendências e atendendo os seus clientes — tudo ao mesmo tempo. Normalmente, atua como MEI ou ME.
Boa parte dessas pessoas acaba empreendendo por hobby, por desenvolver uma habilidade que possuíam ou até mesmo ao assumir negócios de terceiros. Sua principal motivação é a qualidade da entrega do serviço ou produto. O desafio é acabar o mês no azul e começar o próximo um pouco melhor.
Autônomo
Por incrível que pareça, os autônomos nem sempre se consideram empreendedores. São pessoas que, quando se formalizam, fazem isso por necessidade — por exemplo, para poder prestar serviços como Pessoa Jurídica. Esse grupo é formado basicamente por prestadores de serviço que atuam por conta própria.
Aqui, o foco maior está em não correr riscos. Por isso, investir no negócio e buscar expansão não chega a ser uma prioridade. O principal objetivo é ter estabilidade de clientes e de renda.
Realizador
O empreendedor realizador costuma ser alguém que se preparou para esse fim. Geralmente, tem curso superior completo, podendo ser um administrador, contador ou até mesmo alguém que abriu um negócio na sua área de formação.
Esse grupo busca crescer com cautela a partir de muito estudo. Aceita correr riscos de forma moderada e está sempre procurando trazer diferenciais para o negócio. Seu objetivo é crescer de forma sustentável e estruturada.
Arrojado
Os arrojados costumam ser aquelas pessoas que sempre quiseram ter o próprio negócio. São os empreendedores que mais investem na empresa, mas sempre com o cuidado de separar as finanças pessoais das empresariais.
Esses profissionais traçam estratégias para bater suas metas e são altamente motivados pelo retorno financeiro. Por isso, também costumam ter em mente um plano B para cada situação. O objetivo desse perfil e ser um grande empresário de sucesso.
De onde o empreendedorismo surgiu?
A expressão teve origem em 1942, a partir da publicação do livro “Capitalismo, socialismo e democracia”, de autoria do economista austríaco Joseph A. Schumpeter.
Schumpeter considerava que a essência do capitalismo era um processo que ele denominava de “destruição criativa”, que é a substituição de velhos produtos, práticas ou empresas por inovações do mercado. Para o autor, o empreendedor era o agente responsável por esse processo.
Qual a real importância do empreendedorismo?
Como sugerido pela definição de Joseph A. Schumpeter em 1942, o empreendedorismo é responsável pelas inovações presentes no mercado. Sem ele, as práticas que se tornam obsoletas não seriam substituídas por novas alternativas mais adequadas, benéficas e funcionais. Não é exagero nenhum dizer que o empreendedorismo é o ponto de partida para o desenvolvimento econômico e social de um país.
Ao analisar o mercado, podemos perceber que nem todos os serviços, produtos ou métodos de trabalho são eternos, não é mesmo? Há diversos itens que cumprem uma função durante um determinado período e, depois disso, são gradualmente deixados de lado pelo público, que passa a buscar novas soluções. Isso ocorre naturalmente devido às mudanças de contexto cultural, social, econômico e de consumo.
Essa demanda do mercado por opções mais adequadas ao cenário atual alimenta o empreendedorismo, e vice-versa. Da mesma forma, o próprio empreendedorismo alimenta a continuidade da renovação dos movimentos de mercado, fazendo com que haja oportunidades de expansão, evolução e crescimento ininterruptos nas mais variadas indústrias. Ao trazerem inovações a esses segmentos, os empreendedores geram empregos, movimentam a economia e preparam o terreno para o desenvolvimento.
O que é um empreendedor de sucesso?
Sucesso ao empreender, é como chegar ao topo de uma montanha
Um empreendedor de sucesso é aquele que consegue não apenas cultivar um novo olhar sobre o mercado e sua evolução, como aplicar esse olhar na prática em forma de inovações e mudanças concretas.
Independentemente do estágio de desenvolvimento, o empreendedor bem-sucedido é capaz de dar origem a novos projetos ou organizações, identificar oportunidades, traçar objetivos, alinhar ações e obter rendimentos.
Seu foco está na melhoria e no aprendizado constantes, mesmo que os resultados nem sempre surjam exatamente conforme o esperado. Afinal, ser um empreendedor de sucesso não é um cargo ou reconhecimento obtido, e sim um modo de agir. Em outras palavras, é um estilo de vida e de trabalho baseado em inovação e evolução contínuas.
Gostei da ideia. Como faço para ser um empreendedor de sucesso?
Como já foi mencionado, há diferentes perfis de empreendedores e todos eles podem se tornar bem-sucedidos. Ainda assim, existem características que são comuns àqueles que se dão bem nessa carreira, conforme destacado abaixo.
Persistência
Uma coisa é certa: empreender traz inúmeros desafios a serem enfrentados e superados. Sendo assim, a persistência é uma qualidade básica de quem deseja ser um empreendedor de sucesso.
As situações difíceis não devem ser encaradas como problemas, mas sim como obstáculos que podem ser transformados em aprendizados e oportunidades.
Liderança
Todo empreendedor de sucesso é, antes de mais nada, um ótimo líder. Ele precisa ter a capacidade de motivar a si mesmo e às pessoas ao seu redor, alinhando os objetivos e a energia de todos os membros do seu projeto.
No entanto, se engana quem pensa que liderar é mandar. O bom líder é uma pessoa que sabe receber críticas, mas que também identifica os momentos nos quais deve assumir à dianteira e tomar decisões por conta própria. Delegar tarefas e organizar processos fazem parte do perfil de liderança para MEs.
Planejamento
Uma das essências do empreendedorismo é a capacidade de enxergar oportunidades para, logo em seguida, aproveitá-las de forma concreta. Para isso, o empreendedor deve utilizar constantemente a sua própria capacidade de planejamento. Afinal, é o ato de planejar que faz essa ponte entre o que foi visualizado e a realidade em si.
Dessa forma, é importante saber lidar com objetivos, metas, prazos e planos de ação. Lembre-se: alguém que apenas tem boas ideias não é um empreendedor. Para ter sucesso, é imprescindível aprender a colocar esses projetos em prática.
Autoconfiança
Pelo fato de essa ser uma trajetória tão desafiadora, o empreendedor precisa confiar em si mesmo e acreditar no seu próprio potencial. Caso contrário, fica difícil manter a persistência que mencionamos anteriormente.
Veja bem: não estamos falando de arrogância nem teimosia. A questão é buscar aprimoramento constante, mas, ao mesmo tempo, não duvidar da sua capacidade de fazer um bom trabalho. Se outras pessoas conseguiram, por que você não poderia fazer também?
Um empreendedor de sucesso não tem medo de pedir desculpas quando erra, nem de buscar ajuda quando precisa. Ele sabe que as falhas não são fracassos, mas sim chances de aprender e fazer diferente da próxima vez.
Amor pelo que faz
Por mais que o retorno financeiro seja um atrativo, a verdade é que os empreendedores bem-sucedidos fazem seu trabalho por amor. Inclusive, é esse amor que mantém a motivação viva mesmo nos momentos mais difíceis.
Ao amar o que faz, você não se importa de trabalhar várias horas para cumprir seus objetivos. Esse amor pelo trajeto que está sendo trilhado naturalmente inspira os colaboradores e parceiros, contribuindo para a construção de um ecossistema saudável e colaborativo.
Onde encontrar o espírito empreendedor?
O espírito empreendedor é a capacidade de criar, inovar e implementar novas ideias, projetos ou soluções para problemas diversos. Esse modo de ser e agir transcende a vida profissional e se manifesta nas mais variadas situações do dia a dia, sempre procurando identificar as necessidades das pessoas e oferecer aquilo que elas precisam.
No entanto, é importante compreender que o espírito empreendedor não é algo que simplesmente nasce com a pessoa. Ele pode ser desenvolvido independentemente do contexto no qual você nasceu e cresceu.
Histórias de empreendedores que começaram do zero
Aprender com histórias de empreendedores de sucesso é uma ótima maneira de pegar emprestado o espírito e a disposição dessas pessoas. Silvio Santos, por exemplo, começou vendendo capas para título de eleitor nas ruas do centro do Rio. Depois disso foi locutor e radialista até se tornar apresentador de TV.
Outra trajetória inspiradora é a de Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica. Depois de passar parte da infância rabiscando nos cadernos escolares, Maurício começou a ilustrar cartazes e pôsteres para jornais, rádios e comerciantes da sua região. Aos 19 anos mudou-se para São Paulo porque queria trabalhar como desenhista, mas só conseguiu emprego como repórter policial da Folha da Manhã.
Ainda assim, não desistiu: dentro do próprio jornal começou a ilustrar suas reportagens com desenhos, que passaram a ser muito bem aceitos. Mais tarde, esses desenhos deram origem às histórias em quadrinhos, que começaram a ser publicadas no jornal.
Ainda entre os empreendedores brasileiros, outra história que é exemplo de espírito empreendedor é a de Flávio Augusto, fundador da WiseUp e dono do Orlando City, time de futebol dos EUA. Nascido da periferia do Rio, Flávio começou a trabalhar como vendedor de cursos de inglês aos 19 anos.
Seu desempenho foi tão bom que decidiu largar a faculdade de Ciência da Computação para se dedicar ao trabalho em tempo integral. Aos 23 anos, juntou suas economias e, com os juros do cheque especial, iniciou a escola de inglês WiseUp. Na época todos os cursos de idiomas focavam no público infantil e adolescente, enquanto Flávio priorizava alunos adultos. Em um ano, matriculou mais de 1.000 alunos e em quatro anos já contava com 24 filiais.
Vale do Silício
O Vale do Silício, região conhecida pelas startups e grandes empresas de tecnologia, é outra inspiração para quem gosta de empreendedorismo. E você não precisa ir até lá para aprender: pode buscar histórias de companhias como a Apple, Google, Facebook etc.
Onde encontro noções básicas sobre empreendedorismo?
A dica para você é aproveitar os conteúdos disponíveis no Serasa Educa. O Serasa Educa é um portal desenvolvido especialmente para ajudar os empreendedores a se capacitarem nos assuntos necessários para obter sucesso.
No portal, você pode fazer um teste para descobrir qual é o seu Perfil Empreendedor e, a partir daí, assistir às aulas em vídeo dentro de uma Trilha de Capacitação Personalizada com as principais lições voltadas especialmente para as suas necessidades.
Cada trilha é composta por quatro blocos: empreendedorismo, gestão financeira, estratégia e organização. Em outras palavras, funciona como um curso de empreendedorismo no qual você acessa conteúdos gravados por especialistas nos diversos assuntos.
Existe uma boa hora para começar a empreender?
Existe momento certo para empreender?
Sem dúvida, o empreendedorismo tem muito mais a ver com uma maratona do que com uma corrida de cem metros rasos. Por isso, se você tem a vontade de empreender, comece o quanto antes. Dessa maneira, além de evitar a procrastinação do seu sonho, você terá mais tempo para adquirir as habilidades necessárias.
Entretanto, há diversas pessoas que acham que é muito tarde para começar, pois gostariam de ter entrado no empreendedorismo logo no início da vida adulta. Se esse for o seu caso, não desanime. Empreender é algo para todas as idades. Mais importante do que o ano de nascimento é a postura com a qual você encara essa trajetória.
Quais dicas serão úteis para começar minha jornada empreendedora?
Para ajudar na sua jornada empreendedora, preparamos uma checklist com os principais passos para esse momento inicial. Confira!
Amadureça sua ideia
Por mais tentador que seja, não é indicado sair pegando empréstimos antes mesmo de ter certeza se sua ideia é boa. No primeiro momento, é válido conversar com outros empreendedores mais experientes para que eles o ajudem a perceber que se a sua proposta realmente tem valor de mercado.
Tenha clareza sobre o modelo de negócio
O modelo de negócio nada mais é do que o conjunto de pilares que vai sustentar o seu empreendimento. Você precisa compreender exatamente os seguintes pontos:
o que vai vender (produto ou serviço);
para quem vai vender (público);
por que essas pessoas pagarão pelo seu produto ou serviço;
como elas pagarão pela sua solução.
Uma vez que você tem as respostas para os itens acima, fica muito mais fácil estruturar seu negócio.
Legalize sua empresa
Muita gente tem dúvidas sobre como abrir uma microempresa e, por isso, acaba adiando essa tarefa por muito tempo. Na verdade, nunca foi tão fácil legalizar o seu negócio quanto atualmente.
Pesquise, informe-se e encontre o modelo que mais faz sentido para esse momento inicial. Lembre-se que futuramente você pode mudar o tipo de empresa, se necessário.
Comece com o simples
Depois de ter uma ideia madura, um modelo de negócio claro e uma empresa legalizada, não resta mais nada a fazer que não seja colocar a mão na massa. Mas cuidado: nesse momento é comum que o empreendedor fique buscando acumular mais e mais conhecimento antes de partir para a prática. Isso só trava o negócio, evitando que você colha os primeiros resultados.
Essa é a hora de dar os primeiros passos, que devem ser descomplicados e objetivos. Pense nas principais tarefas a serem feitas e, se for preciso, quebre-as em atividades cada vez menores até que tudo fique extremamente simples.
Reúna as principais habilidades
À medida que você vai executando as primeiras tarefas cruciais para a existência do seu empreendimento, comece a reunir as habilidades principais de um empreendedor, como: gestão financeira, liderança, organização nos processos, vendas etc.
Não se preocupe se você ainda não tiver todas elas: isso pode ser até mesmo um caminho para encontrar parceiros, sócios ou colaboradores. Ou seja, você pode ir atrás de pessoas que preencham as lacunas de conhecimento que você está deixando em aberto.
Estude a precificação de produtos
Dominar a precificação de produtos é fundamental para obter lucro e fazer o seu negócio prosperar. Infelizmente, muitos empreendedores deixam para aprender sobre esse assunto somente quando as contas vão mal e as finanças da empresa estão ameaçadas.
Portanto, não cometa esse erro. Desde já, busque fazer uma precificação correta, que seja capaz de atrair os consumidores certos, pagar as contas e ainda trazer lucratividade para o empreendimento.
Honre seus compromissos financeiros
As finanças são o pulmão de qualquer empresa e, dentro delas, está a sua reputação no mercado. Quando você não cumpre seus compromissos, a empresa começa a ter dificuldade para negociar com fornecedores e obter crédito.
Por isso, pague sempre em dia os seus impostos de MEI ou ME, além de quitar suas dívidas com parceiros e honrar as parcelas de empréstimos ou financiamentos.
Se você chegou até aqui querendo saber o que é empreendedorismo e como ser um empreendedor, esperamos que este post tenha sido útil para esclarecer as dúvidas. Como você pôde ver, quem opta por esse caminho deve desenvolver uma série de habilidades a fim de obter sucesso.
O mais importante, no entanto, é saber que esses conhecimentos estão disponíveis para todos: basta ter atitude e persistência para buscá-los e implementá-los.
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