FONTE: BLOG.SEBRAE-SC.COM.BR
Desafio é uma palavra que faz parte do repertório de todo empreendedor. E se tem algo que ele sabe fazer é enfrentar as dificuldades do dia a dia: problemas com o fornecedor, com a logística, a falta de matéria-prima… E, agora, uma pandemia. Como não estávamos preparados para essa situação, surge um novo desafio: o que fazer para retomar o negócio e superar a crise diante do novo coronavírus?
Por estarmos sempre próximos dos empreendedores, sabemos que resiliência é outra palavra que faz parte do seu cotidiano. Pensando em sua força e em sua resistência frente às adversidades, listamos uma série de estratégias para que os empreendedores se abasteçam de conhecimento, retomem seus negócios e superem a crise. Confira:
A importância da gestão de crise para descobrir quando e como retomar o negócio
Nós sabemos que o cenário permanece incerto e, que, investir na própria empresa neste momento pode gerar dúvidas. Mas aqui vai uma dica: é muito mais fácil reformular seu modelo de negócio e pensar em novas alternativas para driblar a crise, do que desistir do seu sonho. É aí que a gestão de crise entra.
Quando você desiste da sua empresa, esquece tudo o que conquistou com ela até então, todo o seu esforço, seu propósito, e seus clientes. Você também deixa para trás todo o investimento que fez – o que sai muito mais “caro” do que fazer uma pausa, respirar fundo, conversar com outros profissionais que também estão passando pela mesma situação e repensar a forma que você produz e vende seus produtos ou serviços.
Contar com a ajuda de um comitê de crise neste momento, pode fazê-lo entender melhor o cenário econômico, a separar informações verdadeiras das falsas e identificar quais realmente afetam as atividades da sua empresa.
Esse comitê é composto pelos colaboradores de outras áreas, que possam auxiliar na tomada de decisão. Ele traça cenários possíveis para superar as mais variadas situações e elabora um plano para lidar com elas.
As pessoas que fazem parte do comitê se reúnem com certa frequência e auxiliam o empreendedor na tomada de decisões, além da percepção e do entendimento do que deve ser feito e qual é o melhor momento para retomar seu negócio.
Dentro da gestão de crise, além do comitê, é importante que você pense pense em outros fatores:
Definir o problema que mais afeta o negócio
Criar planos de ação
Fazer reuniões frequentes e manter a comunicação com os colaboradores, fornecedores e clientes
Selecionar os canais de comunicação
Manter uma rotina de trabalho ainda que modificada (home office, carga horária reduzida… )
Se preocupar com quem foi mais afetado os colaboradores e fornecedores, por exemplo
Cuidar do fluxo de caixa
Analisar alternativas
Preparar o time para quando a crise passar.
Comentarios