FONTE: ideianoar.com.br
Entrar no mundo do empreendedorismo feminino não é uma tarefa fácil. A maioria das mulheres decide criar um negócio por necessidade, afinal, 45% dos lares brasileiros são chefiados por elas. Outros aspectos como a busca por horários flexíveis e a dificuldade de inserção no mercado de trabalho incentivam muitas mulheres a empreender.
Nesse sentido, várias empreendedoras precisam lidar com a dupla jornada, ou seja, cuidar do negócio, da casa e dos filhos. Além disso, muitas enfrentam o medo de falhar e a dificuldade de serem levadas à sério no mundo dos negócios.
Apesar disso, o empreendedorismo feminino também serve como um caminho para a independência financeira da mulher. Ainda, essa é uma forma de gerar empregos, apoiar outras mulheres, obter realização pessoal e fazer a diferença na economia e na sociedade.
Neste artigo, vamos te explicar qual é a importância do empreendedorismo feminino e qual é o cenário deste mercado hoje. Também vamos te dar dicas de ações e ferramentas para você ter sucesso como empreendedora.
O que é Empreendedorismo Feminino?
O empreendedorismo feminino envolve as iniciativas empreendedoras realizadas por mulheres. Vale destacar que muitas vezes temos uma imagem deturpada sobre quem empreende no Brasil. Geralmente, pensamos logo em grandes empresários.
Porém, pequenas produtoras locais, profissionais individuais e startups com lideranças femininas também compõem uma importante parcela do empreendedorismo no país. Todas essas ações são muito benéficas para a economia e para a sociedade como um todo. Até porque, com a inserção das mulheres nos negócios, as perspectivas se tornam mais diversas, inclusivas e inovadoras.
Ou seja, o empreendedorismo feminino é importante não só para aquelas que decidem criar um negócio. Ele ajuda a transformar as empresas e a realidade de diversas pessoas ao seu redor. Tais atitudes garantem novas visões de mercado, inspiram mais mulheres a ser independentes financeiramente, e movimentam a economia.
Para a mulher que empreende e conquista uma autonomia financeira, há mais chances de interromper ciclos de violência doméstica, por exemplo. Mais do que uma busca por lucro, várias delas querem construir uma história de protagonismo e realização pessoal por meio dos negócios.
Mercado do Empreendedorismo Feminino
No Brasil, já existem mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras. O número corresponde a 48,7% de todos os empreendimentos. Os dados são do Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 2018).
Além disso, uma pesquisa do SEBRAE mostra que o número de empreendedoras cresceu 21% de 2001 a 2011. No mesmo período, o número de homens que empreendem aumentou somente 9%.
Em relação ao microempreendedorismo individual, as mulheres trabalham principalmente em atividades de beleza, moda e alimentação. O local de funcionamento de 55,4% das MEI é a própria casa.
De acordo com o SEBRAE (2018), a maioria das empreendedoras atua nas áreas de alimentação, serviços domésticos e comércio varejista de roupas e cabeleireiros. Esse estudo evidencia que ainda há poucas mulheres donas de empresas de tecnologia e engenharia, por exemplo.
Assim, os dados também expõem as dificuldades do empreendedorismo feminino. As mulheres empreendedoras são mais jovens e tem nível de escolaridade 16% superior ao dos homens. Porém, elas ganham 22% menos do que eles. Enquanto os empreendedores tiveram o rendimento médio mensal de R$ 2.344, o delas ficou em R$ 1.831. O levantamento foi realizado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As mulheres empreendedoras também enfrentam desafios para obter crédito e financiamentos. Ela acessam, em média, R$ 13 mil a menos do que o valor liberado aos homens. Outro dado é que as mulheres têm índices de inadimplência mais baixos. Mesmo assim, elas pagam taxas de juros 3,5% maiores do que a dos empreendedores.
Inspirações de Mulheres Empreendedoras
Separamos alguns cases de mulheres empreendedoras, para te inspirar a entrar no mundo do empreendedorismo feminino.
Helena Trajano: Magazine Luiza
Luiza Helena Trajano é considerada uma das três mulheres mais poderosas do Brasil, de acordo com a revista Forbes. A empreendedora hoje lidera o marketplace Magalu, que é um verdadeiro fenômeno de vendas. Aliás, o modelo de negócios de marketplace é uma das grandes sacadas da empreendedora. Esse tipo de negócio tem um potencial de ser uma organização exponencial e escalável.
A família de Luiza possuía uma pequena loja de presentes no interior de São Paulo. Desde cedo, ela atuou como balconista no negócio. Em 1991, após se formar em Direito e Administração de Empresas, ela assumiu o comando da empresa. Em 1992, deu início à transformação digital da rede.
Camila Farani: investidora de startups
Camila Farani já criou diversos negócios. Hoje, ela se destaca por ser uma investidora-anjo e um dos “tubarões” do Shark Tank Brasil. É a única mulher bicampeã premiada como Melhor Investidora-Anjo no Startup Awards 2016 e 2018.
Também é sócia-fundadora da G2 Capital, uma butique de investimentos em startups. Além disso, é co-fundadora do MIA, Mulheres Investidoras Anjo, grupo pioneiro no investimento anjo feminino.
Cristina Junqueira: Nubank
Cristina Junqueira é co-fundadora do Nubank, uma fintech que já conta com 10 milhões de clientes. O negócio revolucionou os serviços financeiros, oferecendo um cartão de crédito sem banco.
O grande diferencial é a facilidade em obter os serviços de forma 100% online. Com só 4 anos de existência, o Nubank é considerada uma fintechs mais revolucionárias do país.
Dicas para uma mulher empreendedora
1. Desenvolva autoconfiança
Realizar mudanças e começar no mundo do empreendedorismo feminino pode ser estressante e gerar incertezas. Mas, é importante acreditar no seu potencial e na sua possibilidade de desenvolvimento. Nenhuma empreendedora nasce com um dom para isso. Ninguém nasce com todas as habilidades necessárias para criar um negócio.
Ou seja, acredite no seu processo e confie que você é capaz de aprender coisas novas. Além disso, não tenha medo de falhar. Isso porque é inevitável cometer erros. O processo de empreender envolve testar soluções e fazer ajustes. O nosso artigo sobre mindset tem dicas valiosas sobre a mentalidade necessária para ser uma empreendedora.
2. Construa uma rede de apoio
Um elemento essencial para fazer um negócio dar certo é o networking. Por isso, busque parcerias tanto online quanto offline. Foque em empresas que atuem no mesmo nicho de mercado com você.
Além disso, é muito benéfico formar uma rede de mulheres empreendedoras para trocar experiências e apoio. Acredite, muitas pessoas estão em uma situação parecida com você. Aquele velho ditado faz muito sentido aqui: “Quem caminha sozinho chegar mais rápido, mas quem vai acompanhado, chega mais longe”.
Uma dica é procurar organizações de fomento ao empreendedorismo feminino, grupos de discussão, perfis nas redes sociais sobre o seu nicho, eventos relacionados ao seu negócio, etc.
3. Atualize seus conhecimentos
Qualquer empreendedor ou empreendedora precisa estar em constante evolução. Até porque, o mercado muda rapidamente. Por isso, estude constantemente sobre a sua área de atuação. Você pode buscar ebooks, webinars, vídeo aulas, palestras e cursos online, por exemplo.
As atividades presenciais também são uma boa ideia, principalmente para fazer networking. Participar de programas de mentoria também é uma ótima ação que te apoia a desenvolver o seu negócio com a ajuda de alguém que já tem experiência no mercado.
4. Organize o seu tempo
Muitas mulheres empreendedoras enfrentam uma jornada dupla, isto é, cuidam da casa, da família e do negócio. Isso pode ser uma grande dificuldade na hora de empreender. O ideal é dividir as tarefas domésticas e conversar com os familiares.
Também é importante definir um horário específico para o trabalho e fazer uma gestão das tarefas. Para isso, te aconselho a quebrar os seus planos em pequenos projetos e metas. Dessa forma, fica mais fácil distribuir as tarefas e definir prazos.
5. Inove
Muitos empreendedores e empreendedoras tem medo de inovar. É comum ver pessoas que querem empreender e passar muito tempo planejando o negócio. Mas, colocar as ideias em prática e testá-las e a coisa mais importante no empreendedorismo.
Atualmente, com a economia compartilhada, é fundamental inovar constantemente. Mesmo que a sua empresa já esteja consolidada no mercado, é fundamental rever o modelo de negócios e os processos.
Por exemplo, empreendimentos escaláveis e disruptivos como os marketplaces estão dominando o mercado. Isso acontece pela praticidade para os clientes e pelo alto potencial de faturamento que apresentam.
Organizações e ferramentas para mulheres empreendedoras
Rede Mulher Empreendedora
A Rede Mulher Empreendedora é a primeira e maior plataforma de apoio ao empreendedorismo feminino brasileiro. O grupo da RME no Facebook já conta com mais de 57 mil mulheres trocando dicas e experiências. A Rede também tem 100 embaixadoras e 50 influenciadoras. Realiza ações como parcerias de divulgação, cursos de capacitação, consultorias e programas de aceleração.
Empreendedorismo Rosa
Organização focada no apoio ao empreendedorismo feminino. A Empreendedorismo Rosa nasceu como um blog e hoje é uma empresa que oferece serviços para o desenvolvimento profissional de mulheres. A organização disponibiliza cursos de liderança, palestras, grupos de leitura e mentoria.
Consulado da Mulher
Organização focada em prestar assessoria para “nano” empreendedoras. Mulheres que em sua maioria não tiveram oportunidade de terminar os estudos e que vivem em locais socialmente vulneráveis. O Consulado oferece oficinas, treinamentos e investimentos para os negócios apoiados.
Google Primer
Aplicativo do Google que oferece aulas rápidas, com dicas sobre temas relacionados ao empreendedorismo feminino. As aulas são interativas e pensadas para quem tem poucos momentos livres. Assim, é possível participar das aulas em momentos mais leves do dia, mas sem deixar o compromisso de lado.
Conclusão
O empreendedorismo feminino envolve vários desafios e ao mesmo tempo oportunidades. Aos poucos, as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço em diversos âmbitos, incluindo o mercado de trabalho e os negócios. Nessa jornada, é importante fazer uma boa gestão do tempo, buscar organizações de apoio e inovar!
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