top of page
RODRIGO DANTAS

Desbancarizado, já ouviu esse termo? Conheça a população que não possui conta em banco Faturamento R


Com dinheiro, mas, sem possuir nenhuma conta em banco! Essa é a situação de cerca de 55 milhões de brasileiros que não possuem conta corrente ou poupança, de acordo com um estudo do Instituto Data Popular.



Essa quantia se refere a exatamente 39,5% dos moradores do país com mais de 18 anos. E a prova de que essa parcela da população tem dinheiro é que são responsáveis por uma movimentação de aproximadamente 665 bilhões, segundo o Instituto.


Quem são os desbancarizados brasileiros?


Segundo estatísticas elaboradas pelo Data Popular, os desbancarizados estão presentes em todas as camadas da sociedade: 11% dos brasileiros (6 milhões) pertencem a classe alta, 37% (20 milhões) fazem parte da classe baixa e 48 % (29 milhões) são oriundos da classe média.


A distribuição dos desbancarizados pelo país também foi apurada no levantamento. Nos estados do Norte e Nordeste, cerca de metade da população não possui conta bancária. Já no Centro Oeste, esse percentual cai para 31% dos adultos, enquanto que nas cidades do Sul e do Sudeste, a proporção é parecida, ficando na casa dos 30%. Segundo o Data Popular, a maior parte dos não bancarizados é do sexo feminino e com faixa etária entre 25 e 59 anos.


Por que as pessoas não tem uma conta bancária?


Além das estatísticas, o estudo também tentou descobrir porque 55 milhões brasileiros preferem guardar seu dinheiro em casa ao invés dos bancos. Os motivos alegados foram a complicação para conseguir chegar às agências bancárias, especialmente, para os moradores de cidades pequenas e/ou interioranas, problemas anteriores com bancos que resultaram em dividas e também existem aqueles que se sentem confortáveis ao ter o seu dinheiro sempre ao seu alcance.


Cartão pré-pago pode ser alternativa para os adultos desbancarizados


Se você se encaixa nessa categoria dos desbancarizados pode acabar fazendo um bom negócio ao optar por um cartão pré-pago, uma modalidade que vem caindo cada vez no gosto do brasileiro. De acordo com informações do Grupo Setorial de Pré-Pagos (GSPP), os cartões pré-pagos geram movimentações que ultrapassam os 100 milhões de reais por ano.


Ainda conforme estimativas da GSPP, a expectativa é que até o ano de 2020, os pagamentos realizados através de cartões pré-pagos representem 10% de todas as transações efetuadas no Brasil.


Além disso, um dos grandes benefícios do cartão pré-pago é que ninguém precisa apresentar qualquer documento que comprove a sua renda atual para ter acesso. Em algumas situações, até mesmo as pessoas que estão passando problemas financeiros e se encontram negativados podem acabar conseguindo um cartão pré-pago.


Outra vantagem dessa modalidade de cartão é que algumas instituições bancárias também já estão ofertando a referida modalidade de pagamento. Então, se você tem uma conta em banco, mas, gostaria de contar com esse cartão, procure a agência mais próxima e se informe.


Pré-pago também pode facilitar pagamento de salários


Conforme informações da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o cartão pré-pago também pode ser extremamente útil para as empresas e/ou empreendedores. Um levantamento da Abescs aponta que metade dos salários é paga em espécie, pois o funcionário não possui uma conta em nenhum banco. Mas, a adesão do sistema pré-pago pode resolver isso, pois possibilita que o trabalhador receba a sua remuneração através do seu cartão. Outro desafio é ter uma solução de conta digital para empresas.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page