top of page
LUCIANA SAYURI ODA

5 ideias inovadoras para reduzir custos


Manter uma empresa financeiramente saudável não é uma tarefa fácil. O desafio é ainda maior para as microempresas, que funcionam com equipe reduzida e margens de lucro apertadas. Muitas vezes, por mais que o fluxo de caixa esteja bem direcionado e as despesas tributárias em dia, a conta simplesmente não fecha. É nessa hora que a busca por ideias inovadoras para reduzir custos pode fazer uma grande diferença.


A boa notícia é que não é preciso quebrar muito a cabeça nem promover uma transformação muito grande na sua empresa. Na maioria dos casos, com pequenos ajustes e mudanças de hábitos é possível obter resultados bastante significativos. Selecionamos a seguir algumas dicas que vão ajudar na gestão financeira do seu negócio.


Ideias inovadoras para reduzir custos que você pode adotar agora

Adotar atitudes sustentáveis


Além do impacto ambiental, a adoção de práticas sustentáveis e outras ideias inovadoras para reduzir custos também ajudam a fortalecer a imagem da marca. E o melhor é que ser uma empresa ecoeficiente não implica alocar grandes somas de dinheiro. Implementar uma cultura de desperdício zero, por exemplo, não custa nada e é uma prática com alto retorno. Você pode colocar adesivos educacionais sobre a economia de luz e água nos ambientes como copa ou banheiro.


Trocar os copos plásticos pelos de vidro e conscientizar os funcionários sobre o uso adequado da impressora são atitudes que ajudam no orçamento no final do mês. Outra mudança simples e eficiente é trabalhar com fornecedores locais, próximo da sua região. A atitude reduz os custos com transporte e incentiva a produção local e a geração de renda dentro da sua comunidade.


Gerar a própria energia


O consumo racional da energia deve ser uma pauta constante nas organizações. A energia elétrica é uma parte relevante do orçamento das empresas. No caso da indústria, esse item pode representar até 40% dos custos de produção. E como o Brasil tem um dos valores mais altos do mundo dá para entender a importância de poupar. Além das medidas mais simples como desligar as luzes de ambientes que não estiverem sendo utilizados, você pode adotar novas fontes energéticas. A fotovoltaica é uma delas.


Gerar a própria energia com a instalação de painéis solares pode demandar um investimento inicial, mas garante uma economia a longo prazo. A troca dos telhados tradicionais por materiais que permitam a entrada de claridade é outra possibilidade. É preciso colocar tudo na ponta do lápis e analisar se a redução de custo com energia irá compensar o investimento gasto com a implementação do sistema.


Compartilhar a estrutura


Os espaços de coworking são uma ótima alternativa para reduzir custos. Um dos pontos positivos é a divisão de despesas como serviços de limpeza, recepcionista e telefonia. A possibilidade de alugar um posto de trabalho sem ficar preso a um contrato com prazo definido é outro aspecto que pode ser benéfico. Nesses ambientes compartilhados o valor mensal também é bastante inferior ao que você pagaria por um escritório próprio. Uma economia que permite à empresa investir em recursos mais estratégicos para seu crescimento.


Além disso, como esses locais abrigam empresas de diferentes setores, acaba sendo uma ótima oportunidade para aumentar o networking e também a cartela de clientes.


Adotar uma ferramenta de gestão


Outra ideia inovadora para reduzir custos são os softwares de gestão. Há diversos modelos no mercado, tanto pagos quanto gratuitos. Uma das suas grandes vantagens é o acesso fácil à informação. Esse tipo de recurso reúne em um único local tudo o que você precisa saber sobre a empresa, permitindo uma análise detalhada e promovendo tomadas de decisões mais inteligentes.


É possível ver rapidamente e com clareza que áreas merecem mais atenção e quais processos são desnecessários e estão desperdiçando tempo dos funcionários. Alguns softwares contam ainda com recursos de inteligência, que emitem alertas automáticos quando identificam riscos ou oportunidades.


Outra oportunidade que a tecnologia trouxe foi aproximar pessoas que estão longe. Nesse caso, você pode utilizar ferramentas como Skype ou Hangouts para fazer reuniões com pessoas que estão longe, economizando dinheiro e tempo com deslocamento.


Incluir os funcionários


Seja qual for a estratégia adotada para reduzir custos e ter uma gestão mais eficiente, é indispensável envolver os colaboradores nesse processo. O objetivo aqui não é apenas conscientizá-los sobre as atitudes, mas fazer com que eles participem com novas ideias. Uma dica é fazer reuniões de brainstorming para instigar a equipe a participar. Seu protagonismo deve ser reforçado nos planos de comunicação interna. Outra dica é incluí-los na definição das metas e quando elas forem alcançadas usar o valor economizado para premiar as equipes.

5 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page